PARÂMETROS DA DISLEXIA.
Já em seu sentido semântico,
percebe-se que a Dislexia está intrinsecamente relacionada a um problema
de Linguagem, particularmente Linguagem no sentido de Comunicação.
O disléxic o a
presenta
dificuldades no nível mais primitivo da linguagem, o fonológico, o que
lhe dificulta progredir para a forma mais complexa, a da compreensão
simbólica – Leitura. Ele apresenta dificuldades de leitura porque
interpreta mal as características sonoras dos símbolos gráficos
(fonemas), reconhece com dificuldade esses sons quando estão integrados
na palavra falada, tem dificuldade de compô-los em uma seqüência lógica
para formar e reconhecer palavras novas.
A compreensão da função linguagem,
seus mecanismos fisiológicos, a cronologia da formação e do
desenvolvimento das estruturas anatômicas que a modulam e o
reconhecimento precoce de suas disfunções são pré-requisitos
fundamentais para entender e reabilitar pessoas disléxicas.
Linguagem – Aspectos anatomofuncionais
Para que a criança desenvolva uma
leitura fluída, com compreensão, e também consiga expressá-la através da
linguagem verbal e escrita,
seu cérebro deve possuir uma boa estrutura anatomofuncional. Isso
envolve os sistemas sensorial, visual, auditivo e táctil, integrados com
centros cerebrais que interpretam, organizam e coordenam uma resposta
cognitiva motora, práxica, ocular, manual e articulatória da fala.
Todos os estímulos sensoriais, à
exceção do olfato, são primariamente processados no tálamo, uma
estrutura importante para seleção de estímulos que necessitam
processamento rápido. A partir do tálamo, os estímulos são direcionados
para áreas específicas localizadas no córtex cerebral cujas funções
estão relacionadas à interpretação. Essas áreas interpretativas são mais
desenvolvidas no lado dominante do cérebro (geralmente, o lado esquerdo
das pessoas destras).
Os estímulos visuais são interpretados
nas áreas de associação localizadas na confluência dos lobos temporal,
parietal e occipital (giro angular). Esta área realiza o processamento
gráfico da leitura. A integração do estímulo visual com o auditivo e a
interpretação global da linguagem verbal e simbólica (leitura) ocorre na
parte póstero-superior do lobo temporal (área de Wernicke). Uma lesão
cerebral nessa área pode ocasionar um tipo peculiar de Dislexia, na qual
o indivíduo é capaz de ver as palavras, saber que são palavras e, mesmo
assim, não ser capaz de saber o seu significado. É na área de Wernicke
que ele adquire consciência do significado daquilo que ouve e vê.
Uma vez processado na área de
Wernicke, o estímulo é retransmitido para o córtex motor frontal (área
de Broca), região responsável pela organização da resposta motora com a
finalidade de executar a articulação da fala ou de retransmiti-la a
outros centros motores para a execução dos atos manuais da escrita.
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