quarta-feira, 23 de abril de 2014

RELACIONAMENTOS.

RELACIONAMENTOS.


"É importante entender e aceitar que os relacionamentos que teve, ou o relacionamento que ainda tem, por mais doloroso e destrutivo que seja, pode ser necessário para seu crescimento"
O que mais percebo nas queixas das pessoas que atendo no consultório é a tendência a repetir padrões conhecidos de comportamentos, os quais são repetidos sem a consciência que isso está ocorrendo. Como isso acontece?
Alguns padrões de comportamentos aprendemos muito cedo, ainda em nossa infância e passamos a repetir alguns desses padrões de comportamentos nos relacionamentos afetivos. Será que muitas vezes você não agiu em seu relacionamento como aprendeu que deveria agir e que nem sempre era o que queria de verdade? Será que o que espera do outro não é muitas vezes aquilo que não teve em sua infância e por ignorar esse fato, está sempre buscando relacionamentos que nunca o satisfazem?

A verdade é que tendemos a repetir padrões já conhecidos. Quais foram os modelos de dar e receber afeto e amor que teve? Muitas pessoas acreditam que amar é sofrer, ou ainda, por exemplo, quem teve uma família com brigas constantes, agressões, poderá repetir esse mesmo padrão de comportamento em sua relação afetiva, ainda que queira exatamente o contrário. Um exemplo comum é de quem teve um dos pais alcoólatra e, apesar de não terem desenvolvido o alcoolismo, pode se relacionar com alguém também alcoólatra. Outro exemplo é quem teve um pai ausente, poderá buscar um companheiro tão ausente como o pai. Quem teve uma mãe autoritária poderá se deparar com uma esposa com atitudes iguais, apesar dos anos que se passaram.

Mas por que isso acontece?

É como se buscássemos resolver questões que não conseguimos resolver no passado e assim, as repetimos. Esse processo acontece de forma inconsciente, por isso nem sempre percebemos facilmente. Tudo isso pode acontecer com o intuito, inconsciente, de resolver conflitos do passado e que por não terem sido elaborados e compreendidos, se repetem para que sejam compreendidos e aceitos. É como se o inconsciente nos desse a oportunidade de resolver aquilo que enquanto crianças não tínhamos estruturas para resolver. É preciso ficar atento, pois nem sempre a situação é tão fácil de ser identificada como os exemplos acima. Muitas vezes a situação atual pode se apresentar muito diferente da original (que aconteceu quando éramos crianças), mas o sentimento gerado é exatamente igual.

Para quem está buscando um novo relacionamento ou não está feliz com a relação atual é importante observar alguns comportamentos que podem ter se tornado padrão com o passar dos anos, e por necessidades inconscientes, fazer com que repita novamente o padrão do antigo relacionamento, sofrendo novamente e sequer percebe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário